UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 2003

Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Ataques matam 27 em Istambul

Cihan/Associated Press
 
Hurriyet/Associated Press
Após os atentados quase simultâneos em Istambul, coluna de fumaça sobe de região do prédio do banco britânico HSBC (acima), e homem ferido na explosão no consulado britânico recebe ajuda (à esq.)



Veículos-bomba atingem alvos britânicos em ação com marcas da Al Qaeda; Bush promete seguir luta antiterror


Explosões quase simultâneas de dois veículos-bomba em alvos britânicos em Istambul mataram ao menos 27 pessoas e feriram cerca de 450. Os ataques -contra o consulado britânico e o prédio do banco HSBC- ocorreram em áreas movimentadas, no meio da manhã.
Os atentados, com as marcas da rede terrorista Al Qaeda e que teriam sido reivindicados por ela e grupo associado, ocorreram cinco dias após ataques suicidas a duas sinagogas da cidade. A Turquia, aliada dos EUA e de Israel, disse que "seguirá combatendo o terrorismo".
O presidente dos EUA, George W. Bush, em visita ao Reino Unido, e o premiê britânico, Tony Blair, disseram que o ataque fortaleceu sua convicção sobre a política no Iraque e a luta contra o terrorismo em todo o mundo.
"O Reino Unido, a América e outras nações livres estão unidos hoje na tristeza e na determinação de combater e derrotar esse mal", disse Bush. Vários líderes e organizações internacionais condenaram os atentados.


Próximo Texto: Bombas atingem HSBC e consulado; cônsul morre
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.