UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reunião na Turquia busca evitar guerra

DA REDAÇÃO

Chanceleres de Turquia, Arábia Saudita, Jordânia, Síria e Egito se reunirão amanhã, em Istambul, para tentar encontrar uma forma de evitar um conflito armado no Iraque. Esses países são considerados as principais potências militares da região, além de Israel.
"O objetivo será buscar uma maneira de evitar uma ação militar no Iraque", disse o ministro das Relações Exteriores saudita e governante de fato do país, príncipe Saud al Faisal. Há o temor de que a região se desestabilize ainda mais com uma ofensiva como essa.
O chanceler egípcio, Ahmed Maher, afirmou que diz respeito apenas à população iraquiana decidir se o ditador Saddam Hussein deve ou não sair do poder. Em Istambul, de acordo com Maher, os chanceleres vão se concentrar apenas na possibilidade de uma guerra.
Dos países que estarão presentes, quatro são aliados dos americanos -Turquia, Arábia Saudita, Egito e Jordânia. Os turcos são os únicos islâmicos que integram a Otan (aliança militar ocidental, liderada pelos EUA). A Síria e o Irã são acusados pelos americanos de dar apoio ao terrorismo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque na mira: França articula oposição à solução militar
Próximo Texto: Terror: Telefone de Bin Laden iludiu EUA, diz "Post"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.