São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palestinos recebem 6,1% da Cisjordânia

das agências internacionais

Israel transferiu ontem o controle de mais 6,1% do território da Cisjordânia à Autoridade Nacional Palestina (ANP).
A retirada de tropas, realizada com atraso (estava prevista para 20 de janeiro), marca novo degelo no diálogo. Palestinos e israelenses começaram ontem, em Washington, negociações para traçar um acordo de paz definitivo.
Uma cerimônia oficial de transferência de comando foi feita na cidade de Beitounia, próximo a Ramallah. Os palestinos administram agora cerca de 40% da área da Cisjordânia (além da quase totalidade da faixa de Gaza).
Localidades próximas a Belém, Jericó e Jenin também foram incluídas na retirada de ontem. Uma disputa acerca da localização das fronteiras na região de Hebron adiou a entrega de uma porção territorial.
O presidente da ANP, Iasser Arafat, deseja formar um Estado palestino independente nos territórios. Antes disso, terá pela frente negociações com Israel sobre os assuntos mais delicados em jogo: as fronteiras finais, o futuro de Jerusalém e as questões do direito de retorno dos refugiados palestinos e dos assentamentos judaicos na Cisjordânia.


Texto Anterior: "Jordânia trata bem cristãos'
Próximo Texto: Resgate de seguros: Órgão ajuda vítimas do Holocausto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.