São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERU
Alejandro Toledo pode evitar a "re-reeleição" do presidente no 1º turno
Rival de Fujimori sobe em pesquisa e pode haver 2º turno

das agências internacionais

O presidente do Peru, Alberto Fujimori, pode ter de enfrentar um segundo turno em sua tentativa de "re-reeleição".
Seu principal adversário no pleito de 9 de abril, Alejandro Toledo, aparece com 22% das intenções de voto no último levantamento do instituto de pesquisa Apoyo. Fujimori ainda é o favorito, com 40%.
Toledo desbancou recentemente o ex-prefeito de Lima Alberto Andrade, que se manteve em segundo lugar por quase um ano, mas caiu para 9% neste mês.
Caso nenhum dos nove candidatos consiga mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno.
Descontados os votos brancos e nulos, os institutos de pesquisa calculam que Fujimori necessite de 46% para poder ganhar no primeiro turno.

Popularidade
Segundo analistas, Alejandro Toledo poderia ter chances de derrotar Fujimori em um segundo turno, ao concentrar os votos contra o atual presidente.
Suas origens também contam a seu favor em um país onde a maioria da população tem sangue indígena.
Toledo, 53, economista que já atuou no Banco Mundial, nasceu em uma família pobre dos Andes peruanos e fala quechua (língua indígena).
O instituto Apoyo ouviu 512 pessoas na capital do país, Lima. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A popularidade de Fujimori é atribuída à recuperação econômica e à derrota da guerrilha esquerdista durante seu governo, iniciado em 90.
A legalidade do terceiro mandato do atual presidente é questionada por juristas, que afirmam que a lei que permite a nova reeleição foi aprovada de forma autoritária, em 1993, após o presidente fechar o Congresso e intervir no Judiciário.


Texto Anterior: Resgate de seguros: Órgão ajuda vítimas do Holocausto
Próximo Texto: Rússia: Apatia marca campanha em Moscou
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.