São Paulo, quinta-feira, 22 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁFRICA

Rebeldes somalis arrastam corpos de soldados pelas ruas

France Presse
Corpo de militar somali morto em combate com insurgentes


DA REDAÇÃO

Insurgentes somalianos arrastaram corpos de soldados mortos pelas ruas da capital, Mogadíscio, numa manifestação de barbárie que repete as cenas ocorridas em 1993 com soldados norte-americanos, que na época estavam no país em missão autorizada pela ONU. Não há um número oficial, mas um repórter da Associated Press contou seis corpos sendo arrastados. Eram de soldados somalianos e etíopes.
A violência ontem começou quando soldados somalianos, auxiliados por tropas etíopes, fizeram uma incursão a uma área de Mogadício dominada por um grupo ligado ao Conselho dos Tribunais Islâmicos.
O conselho, que já controlou a região sul da Somália, tomou Mogadício em dezembro de 2006. Em janeiro, a vizinha Etiópia invadiu o país, com apoio militar dos EUA, para restaurar o antigo governo somaliano.
Ontem, centenas de milicianos armados esperavam a chegada das tropas somalianas e etíopes e deram combate. No confronto, pelo menos 16 pessoas morreram.
Os corpos dos soldados foram arrastados depois de encerrados os combates. Os insurgentes queimaram e apedrejaram alguns dos corpos.
Os EUA afirmam que a Somália se tornou um abrigo da Al Qaeda e, em janeiro, bombardearam o sul do país, supostamente em ofensiva contra integrantes dos Tribunais Islâmicos que fugiram da invasão etíope.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Washington já discute lista com possíveis sucessores de Gonzales
Próximo Texto: Diplomacia: Argentina negou pouso a avião da comitiva de Bush, dizem EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.