São Paulo, domingo, 22 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUANTÁNAMO

Obama rebate crítica de Cheney sobre fechamento de prisão

DA ASSOCIATED PRESS

O presidente Barack Obama rebateu em entrevista as críticas feitas por Dick Cheney, vice de seu antecessor, George W. Bush, para quem a sua decisão de fechar a prisão que os EUA mantêm na base militar de Guantánamo tornará o país mais vulnerável a ataques terroristas.
Obama ordenou no início do seu mandato que fossem tomadas medidas para que a prisão em Guantánamo seja fechada dentro de um ano.
"Quantos terroristas foram levados à Justiça sob a filosofia promovida pelo vice-presidente Cheney? Ela não nos tornou mais seguros. O que ela fez foi uma grande propaganda para o sentimento antiamericano", disse o presidente em entrevista à TV CBS, cuja íntegra será veiculada hoje.
Questionado sobre o fato de alguns dos libertados de Guantánamo terem voltado à militância como terroristas, Obama disse: "Não há dúvida de que não fizemos um trabalho eficiente em definir quem é realmente perigoso, para ter a certeza de que não são uma ameaça".


Texto Anterior: Líder do Irã desdenha de aceno dos EUA
Próximo Texto: Por queda do petróleo, Chávez enxuga gastos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.