São Paulo, domingo, 22 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama lança nova ofensiva por Orçamento

Democrata responde a críticos que o acusam de atacar várias frentes ao mesmo tempo e descuidar da crise

SÉRGIO DÁVILA
DE WASHINGTON

Em meio a críticas crescentes de que está perdendo o foco do principal -a crise econômica-ao tentar atuar de maneira ambiciosa em diversas frentes, o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou ontem em seu programa semanal de rádio e internet que vai se concentrar na aprovação do Orçamento de 2010 na semana que começa.
A partir de amanhã, o Congresso começa a discutir a proposta do democrata para os gastos no ano fiscal que começa em outubro. São US$ 3,6 trilhões (ou 2,5 vezes o PIB do Brasil), que marcam uma guinada social e ambiental nas prioridades do governo e preveem déficit de US$ 1,2 trilhão, um dos maiores da história.
"Com a magnitude dos desafios que encaramos, não vejo este Orçamento apenas como números numa lista de programas", disse Obama. "É uma visão dos EUA onde o crescimento não é baseado em bolhas imobiliárias ou bancos superalavancados, mas numa fundação firme de investimentos em energia, educação e saúde pública que vão levar a uma prosperidade real."
Obama defende que a crise é uma chance para mudar o modelo de crescimento dos EUA, hoje amparado em consumo e especulação. É atacado pela oposição e a ala conservadora de seu partido, que temem o descontrole do gasto público e o aumento dos impostos.
Nos últimos dias, porém, Obama passou a ser cobrado também pela aparente falta de preparo com que sua equipe econômica vem lidando com o aspecto principal da crise, crítica reavivada pelo escândalo dos bônus da seguradora AIG, a que mais recebeu ajuda do governo. Rumores persistentes sobre o enfraquecimento do secretário do Tesouro, Timothy Geithner, levaram o democrata a sair em sua defesa mais de uma vez.
Pesquisa da CNN divulgada na quarta aponta que 55% dos ouvidos dizem que Obama lida com mais desafios do que deveria, ante 45% que acham que ele está certo ao atacar em várias frentes. Mas ontem Obama anunciou que a partir de amanhã participará de eventos que esclarecerão as questões principais do Orçamento.


Texto Anterior: Camelos levam até uma tonelada de droga por viagem na fronteira
Próximo Texto: Guerra sem fim: EUA planejam "crescimento significativo" da polícia afegã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.