São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEÓRGIA

Partido do presidente triunfa em eleições parlamentares

DA ASSOCIATED PRESS

Pesquisas boca-de-urna dão ao partido do presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, vitória nas eleições parlamentares ocorridas ontem.
A votação é vista como um teste para o compromisso de Saakashvili com a democracia. Ele busca colocar a ex-república soviética na Otan, a aliança militar ocidental, o que contraria a Rússia.
A oposição rejeitou o resultado anunciado. "Houve fraude", disse Georgy Gamkrelidze, líder do bloco Oposição Unida, que teria 14% dos votos nacionais, que preenchem metade das 150 cadeiras do Parlamento. O partido da situação ficaria com 63% dos votos.
Nas disputas distritais, que completam os outros 75 assentos, o partido de Saakashvili ganharia 53% dos votos, e o Oposição Unida, 16%. A Comissão Eleitoral só deve divulgar resultados hoje.
A votação ocorreu sob a tensão de um crescente apoio da Rússia à independência da Província georgiana da Abkhazia, onde dois ônibus com eleitores foram atacados a tiros.


Texto Anterior: África do Sul: Exército vai ajudar polícia contra ataques xenófobos
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / Regras em xeque: Democratas miram Flórida e Michigan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.