São Paulo, sábado, 22 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRE AMIGOS

Premiê fica à vontade entre dirigentes de ideologia diversa da sua

Direita não constrange Blair

STEPHEN CASTLE
DO "THE INDEPENDENT", EM SEVILHA

A cúpula da União Européia, em Sevilha, deveria causar sensação de isolamento num dos poucos sobreviventes do centro-esquerda europeu, que já foi tão poderoso. Em lugar disso, porém, Tony Blair está se mostrando muito à vontade na companhia dos líderes europeus de linha diferente da sua.
Desde a fase de 1997 e 1998, quando a esquerda acumulou vitórias em Londres, Paris e Berlim, a maré na Europa virou: Portugal, Dinamarca, Itália, Holanda e França foram dominados pela direita.
Apesar disso, poucas vezes o premiê britânico tem aparentado menos constrangimento, tanto assim que ajudou a redigir a pauta da cúpula, ao lado de José Maria Aznar, primeiro-ministro da Espanha, que detém a presidência da UE no momento. Líder do centro-direita espanhol, Aznar é um dos aliados mais próximos de Blair.
E o premiê britânico tampouco hesitou em formar uma aliança com o polêmico Silvio Berlusconi, primeiro-ministro da Itália.
Blair se reuniu com o premiê dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, também do centro-direita e que recentemente endureceu as leis de seu país em relação aos candidatos a asilo, e jantou com o presidente francês reeleito, Jacques Chirac.
Contrastando com isso, as relações de Blair com a "família" socialista européia nem sempre foram tranquilas. Seus contatos com Gerhard Schröder têm sido cordiais, porém formais, e suas relações com Lionel Jospin, que perdeu há pouco o cargo de premiê da França, eram frias.
Apesar das sucessivas derrotas do centro-esquerda, Blair ainda acha que o Reino Unido está vencendo o debate na Europa, apesar de sustentar que a natureza de seu governo não mudou.



Texto Anterior: Europa ameniza proposta de lei antiimigração
Próximo Texto: Panorâmica - Colômbia: Paramilitares dizem que vão parar de traficar drogas para facilitar diálogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.