UOL


São Paulo, domingo, 22 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

UE promete ajuda financeira e futura adesão ao bloco a 5 países dos Bálcãs

Os líderes da União Européia prometeram ontem fundos e boa-vontade política para possivelmente incluir os países dos Bálcãs no bloco. A declaração ocorreu na cúpula da UE na Grécia, na qual os países-membros discutiram a aprovação da primeira Constituição do bloco.
A UE se prepara para a entrada de dez novos países no bloco -Polônia, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Letônia, Lituânia, Hungria, Malta e República Tcheca-, a partir de 1º de maio do ano que vem.
Em uma reunião com os líderes de Albânia, Bósnia-Herzegóvina, Croácia, Macedônia e Sérvia e Montenegro, os atuais 15 países-membros prometeram uma ajuda de 210 milhões e expressaram a intenção de integrar os cinco países à UE. "O processo [de expansão da UE] é irreversível. Queremos receber os Bálcãs na casa européia", afirmou o presidente da Comissão Européia, Romano Prodi.
A cúpula provocou manifestações na cidade de Tessalônica, a 80 km do local da reunião. A polícia reprimiu com gás lacrimogêneo um grupo de 200 pessoas que, infiltrado em um protesto pacifista que reuniu 25 mil, vandalizou lojas e incendiou uma lanchonete do McDonalds.


Texto Anterior: Panorâmica: Irã na mira: Chefe do programa nuclear iraniano promete "cooperar mais" com a AIEA
Próximo Texto: Terror: Polícia do Quênia prende 36 após alerta
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.