UOL


São Paulo, domingo, 22 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

IRÃ NA MIRA

Chefe do programa nuclear iraniano promete "cooperar mais" com a AIEA

O chefe do programa de energia atômica do Irã disse ontem que o país está disposto a cooperar mais ativamente com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) para desfazer as dúvidas sobre as sua supostas ambições nucleares.
"Nós definitivamente tentaremos cooperar mais que antes com a AIEA e dar a eles [os inspetores da agência] as garantias necessárias sobre as atividades do Irã", disse o chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Gholamreza Aghazadeh.
Anteontem, Aghazadeh havia dito que o Irã não forneceria amostras requisitadas pela AIEA em um local suspeito de atividades ilegais.
Os EUA acusam o Irã de tentar produzir armas nucleares. O governo iraniano nega as acusações e afirma que seu programa nuclear tem fins pacíficos, para a geração de energia.
O diretor da AIEA, Mohammed El Baradei, disse ontem esperar que o Irã reconheça que é de seu interesse cooperar.
"Quanto mais eles cooperarem e mais transparentes forem, mais confiança criarão na comunidade internacional e mais rapidamente poderão resolver toda a questão nuclear no Irã", afirmou El Baradei.


Texto Anterior: Síria expulsou filhos de Saddam após a guerra, diz assessor detido
Próximo Texto: Diplomacia: UE promete ajuda financeira e futura adesão ao bloco a 5 países dos Bálcãs
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.