São Paulo, Terça-feira, 22 de Junho de 1999
Próximo Texto | Índice

MISSÃO DE RISCO
Nepaleses do Exército britânico são as primeiras vítimas da aliança militar ocidental na Província
Mina mata 2 soldados da Otan em Kosovo

KENNEDY ALENCAR
enviado especial a Belgrado


Dois soldados britânicos morreram ontem na explosão de uma mina terrestre na vila de Negrovce, 30 km a oeste de Pristina. Foram as primeiras baixas da Otan desde que suas tropas de paz ocuparam Kosovo, no dia 12. Dois civis também morreram e pelo menos um ficou ferido.
Os soldados eram do Nepal e inspecionavam uma escola buscando minas.
O fato deve reforçar os apelos da Otan e da ONU para que refugiados de etnia albanesa esperem até que haja segurança para retornar à Província. Cerca de 135 mil já voltaram sem aguardar por ajuda de entidades humanitárias. As minas são consideradas uma grande ameaça à segurança da população.
O ELK (Exército de Libertação de Kosovo) assinou ontem tratado para sua desmilitarização. O chefe da guerrilha separatista albanesa, Hashim Thaci, chegou a um acordo com o general britânico Michael Jackson, comandante da força de paz da Otan em Kosovo.
O general disse que o ELK se comprometeu a abandonar postos de controle que criou em algumas estradas. Nas cidades do sul de Kosovo, a Folha atravessou na semana passada barreiras controladas pela guerrilha.
O acordo prevê que o ELK entregue seu armamento pesado, que seus membros deixem de andar uniformizados e respeitem a autoridade militar e policial da Otan. Em um mês, deverão entregar as armas mais potentes. Em 90 dias ocorrerá a desmilitarização total.
Mas o comandante da Otan, o general americano Wesley Clark, sugeriu ontem que o grupo pode atuar na segurança de Kosovo. "Creio que o ELK poderá ter no futuro cargos na polícia kosovar."
Incentivados por Belgrado, refugiados sérvios que deixaram suas cidades em Kosovo, temendo a vingança do ELK, fizeram ontem viagem de volta à Província.
A TV sérvia estimula a volta dos refugiados, afirmando que a permanência na região já é segura. Entre domingo e ontem, 2.000 sérvios retornaram, afirmou o general Jackson. Eles foram escoltados no caminho por tropas de manutenção de paz da Otan.


A viagem do jornalista Kennedy Alencar é parcialmente custeada pela editora DBA


Próximo Texto: Saiba quem são os gurkhas
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.