São Paulo, Terça-feira, 22 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda mais sobre o conflito

da Redação

Com a conclusão, no domingo, da retirada das tropas sérvias de Kosovo, a região está agora sob controle militar das tropas internacionais de manutenção de paz.
A missão dos soldados (em sua maioria, de países pertencentes à Otan) é permitir o retorno em segurança de cerca de 900 mil refugiados de etnia albanesa.
As tropas da Iugoslávia, sob comando do presidente Slobodan Milosevic, obrigaram os kosovares de origem albanesa -que eram 90% da população da Província- a sair do país.
O Ocidente acusa Milosevic de ter praticado "limpeza étnica" na região. Belgrado diz que lutava por sua integridade territorial, combatendo separatistas do ELK (Exército de Libertação de Kosovo).
Em 24 de março, após a recusa de Milosevic de chegar a um acordo com o ELK, a Otan (aliança militar ocidental, liderada pelos EUA), iniciou campanha aérea contra a Iugoslávia, que durou 78 dias.
Ao final desse período, Milosevic aceitou um acordo que previa a retirada de suas tropas da região e a entrada de forças internacionais para a manutenção de paz.


Texto Anterior: Saiba quem são os gurkhas
Próximo Texto: Belgrado reprime ato de sérvios de Kosovo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.