São Paulo, Quinta-feira, 22 de Julho de 1999
Próximo Texto | Índice

FIM DAS BUSCAS
Corpos de sua mulher e da irmã dela também são encontrados a 30 metros de profundidade
Corpo de John Kennedy Jr. é resgatado

Reuters
Ted Kennedy (dir.) e seus filhos Edward Jr. e Patrick


RENATO FRANZINI
enviado especial a Martha's Vineyard


Os corpos de John F. Kennedy Jr., 38, de sua mulher, Carolyn Bessette, 33, e da irmã dela Lauren, 35, foram localizados e retirados ontem no mar. Os corpos estavam a 30 m de profundidade, a cerca de 11 km a sudoeste da ilha de Martha's Vineyard (Costa Leste dos EUA).
Eles foram encontrados por um veículo submarino operado por controle remoto, segundo a Guarda Costeira. As imagens foram feitas às 23h30 de anteontem (0h30 de ontem, em Brasília).
Inicialmente, foi encontrado apenas o corpo de Kennedy Jr., filho do presidente dos EUA John F. Kennedy (assassinado em 1963), dentro de uma grande parte da fuselagem do avião. Uma busca posterior, à tarde, localizou as irmãs.
Os corpos foram inicialmente levados a uma base da Guarda Costeira em Wood's Hole, em Massachusetts.
Segundo a rede de TV CNN, as asas e o motor estavam separados de partes da fuselagem.
A família de Kennedy foi informada da descoberta na manhã de ontem. Por volta das 13h, o senador Edward Kennedy, tio de John, e seus dois filhos embarcaram em um navio da Marinha para acompanhar os trabalhos de resgate.
As autópsias de Kennedy, de sua mulher e de sua cunhada já estavam programadas para serem feitas em Cape Cod, Massachusetts.
O acidente que matou os três aconteceu na sexta à noite. Kennedy, que pilotava aviões havia apenas 15 meses, levaria sua cunhada para Martha's Vineyard em seu monomotor Piper Saratoga.
Em seguida, iria para Hyannisport, um pouco ao norte, onde assistiria ao casamento de sua prima Rory no dia seguinte.
Ele decolou de Fairfield, Nova Jersey, às 20h38 (horário local) e o radar perdeu contato com ele às 21h40.

Desorientação
Segundo investigadores e especialistas, Kennedy Jr aparentemente ficou desorientado devido à neblina e à escuridão. Ele voava fazendo navegação visual pela costa, mas acabou se desviando da rota para alto-mar.
O avião perdeu altitude a cerca de 1.400 m por minuto, dez vezes a velocidade habitual de uma descida.
As buscas já duravam cinco dias. O presidente Bill Clinton disse que havia aprovado o prolongamento da participação da Guarda Costeira no resgate devido à importância da família Kennedy para os EUA.
Normalmente, o trabalho da Guarda Costeira termina quando não há mais possibilidades de achar desaparecidos com vida -o que foi declarado no domingo à noite.


Próximo Texto: Ted Kennedy acompanha operação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.