São Paulo, Quinta-feira, 22 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modelo de avião não tem a caixa-preta

especial para a Folha


O monomotor Piper Saratoga de John Kennedy Jr. não tinha um dispositivo de gravação da voz do piloto vindo da fábrica, afirma a Piper Aircraft Inc., fabricante do modelo. Esse dispositivo grava os últimos cinco minutos de conversa entre o piloto e o monitoramento em terra.
A empresa, com sede em Vero Beach, na Flórida, enviou investigadores e especialistas para ajudar a analisar os restos do avião.
O modelo do avião de Kennedy Jr., ano 1995, não vinha com o equipamento. Mesmo que ele o houvesse adaptado, o dispositivo não é protegido contra impacto ou água. Como ele não estava sendo diretamente monitorado, pois não havia plano de vôo traçado, dificilmente uma gravação seria útil para elucidar o acidente.
"A gravação é apenas entre o piloto e a terra", afirma Paulo Martins, diretor de vendas da JP Martins, distribuidora autorizada da Piper no Brasil. "Não se grava o ambiente da cabine."
A gravação dos últimos dados do equipamento das aeronaves em um dispositivo protegido, chamado popularmente de caixa-preta, só acontece em aviões de maior porte.
(RODRIGO UCHÔA)


Texto Anterior: Clinton irá a missa por John Jr. em NY
Próximo Texto: Tragédia alimenta comércio na Internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.