São Paulo, Quinta-feira, 22 de Julho de 1999
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"LUCRO MÓRBIDO"
Nomes de sites e objetos relacionados a John Jr. são oferecidos na rede mundial de computadores
Tragédia alimenta comércio na Internet

MARCIO AITH
de Washington


"Estou extremamente triste com a trágica morte de John Kennedy Jr., de Carolyn Kennedy Bessette e de Lauren Bessette. Algumas pessoas consideram sórdido usar o episódio para ganhar dinheiro. Eu não penso dessa maneira".
Com esse texto de apresentação, Adam Island, "comerciante virtual" que ganha a vida oferecendo bens em leilões na Internet, colocou à venda um produto curioso.
No dia seguinte ao desaparecimento do avião de Kennedy Jr., Island registrou o domínio de um endereço de Internet com o nome www.Kennedyaccident.com. Agora, quer vendê-lo por US$ 2.000.
"Esse é apenas um dos trágicos acidentes envolvendo a família Kennedy. Um site histórico pode ser facilmente construído usando esse nome", justificou ele ao descrever seu produto.
Não é o único nem o mais caro endereço eletrônico colocado à venda desde que a queda do monomotor pilotado pelo filho do presidente morto em 1963 tornou-se pública, no sábado passado. O endereço www.KennedyConspiracy.com, por exemplo, é vendido por US$ 10 mil, e o www.J-F-Kennedy-Jr, por U$ 50 mil.
O leilão de endereços é só uma pequena ponta do comércio lúgubre criado em torno da morte de Kennedy Jr. Milhares de bens pessoais, revistas com fotos de "John-John" e objetos autografados por ele viraram bens valiosos.
Notas de US$ 1 autografadas estão sendo leiloadas por lances mínimos de US$ 500 na E-Bay, a maior casa de leilões virtuais do mundo. Também estão à venda bolas de beisebol autografadas e até recibos de compras feitas com seu cartão de crédito. "Eu era garçonete num restaurante em Nova York frequentado por John-John. Estou vendendo um recibo original de um cartão de crédito usado por ele para pagar uma conta de US$ 40 em 21 de setembro de 98. O recibo contém sua assinatura e o nome JK Kennedy impresso. É um item raro, que pretendo vender por US$ 800", diz a mulher que se apresenta na Internet como "Elroy192".
Esse comércio revela o outro lado do intenso sentimento de pesar nos EUA pela morte do filho de John F. Kennedy.
"Não existe somente amor dos EUA com os Kennedy. Existe também curiosidade mórbida", disse à Folha Jason Fleming, que vendeu ontem a primeira edição da revista "George", criada e editada por Kennedy Jr., por US$ 40. "Todos nós crescemos vendo pela TV e desejando mais detalhes das sucessivas tragédias que atingiram a família. Esse comércio é parte da curiosidade de todos."
Alguns não concordam: "Não existe morbidez. Apenas carinho. As pessoas querem guardar itens que as façam recordar aqueles pelos quais têm admiração e que morreram", disse uma pessoa que se identificou como "Jackmsell" e que está tentando vender a primeira edição da revista "George", autografada por Kennedy Jr, por US$ 811.
Os produtos que podem dar mais lucro, no entanto, não foram oferecidos até agora.
"Há interessados em comprar pedaços do avião ou da bagagem dos mortos no acidente. A venda desses objetos está proibida pela polícia, mas acredito que, em alguns dias, eles aparecerão em algum leilão", disse Fleming.


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