São Paulo, Quinta-feira, 22 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA
Britânico recebe pena de 12 meses
Uso de celular em avião causa prisão

SYLVIA COLOMBO
de Londres

A Justiça britânica condenou ontem um homem que se recusou a desligar o telefone celular durante um vôo entre Madri (Espanha) e Manchester (norte da Inglaterra) a cumprir pena de 12 meses de prisão.
O uso de aparelhos eletrônicos é proibido a bordo de aeronaves civis pela Lei Internacional de Aviação (1995). Neil Whitehouse, 28, foi sentenciado por um tribunal de Manchester por ter causado "risco à segurança dos 91 passageiros a bordo do avião".
De acordo com a Associação de Aviação Civil do Reino Unido, Whitehouse poderia ter causado danos ao sistema de navegação da aeronave ao deixar o aparelho celular ligado. A entidade considerou a sentença exemplar.
O Boeing 737 da British Airways voava a cerca de 10 mil metros de altura, quando o passageiro foi flagrado ao telefone, em conversa com a namorada. Ele se recusou a desligar. Whitehouse admitiu ter se comportado de forma imprópria, mas seu advogado considerou a sentença muito dura.

Texto Anterior: Irã: Khatami responde a críticas de militares
Próximo Texto: China: Brasil reitera apoio a "uma só China"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.