UOL


São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo desconhecido reivindica atentado

DA REDAÇÃO

Um grupo iraquiano até então desconhecido reivindicou a autoria do atentado de terça-feira contra a sede da ONU em Bagdá, segundo informação divulgada ontem pelo canal Al Arabiya, de Dubai (Emirados Árabes Unidos).
A rede de TV disse que recebeu uma nota do grupo auto-intitulado "Vanguardas Armadas do Segundo Exército de Muhammad". O ataque fez ao menos 20 mortos.
No comunicado, o grupo promete lutar contra todos os estrangeiros no Iraque e voltar a fazer ações similares. A Al Arabiya exibiu imagens do texto, em árabe.
Segundo o canal, também foi incluída a promessa de que vão ser combatidos até os árabes e muçulmanos que forem enviados para lutar ao lado dos americanos.
A rede de televisão já havia exibido um vídeo de um grupo que também usava a expressão "Exército de Muhammad" no nome.
Diversos grupos desconhecidos enviaram comunicados escritos ou gravados para canais de TV árabes assumindo a autoria de atentados no Iraque ocupado, mas não há confirmação, até o momento, de que eles existam e atuem de forma organizada.
As forças anti-EUA podem ser formadas por ex-membros do regime deposto e por muçulmanos iraquianos ou de outros países que são contra a ocupação do Iraque. Os militantes podem ter a influência do antiamericanismo da Al Qaeda, mas provavelmente agem de forma independente.
O embaixador de Israel na ONU, Dan Gillerman, sugeriu ontem que o caminhão-bomba do atentado pode ter vindo da Síria. O representante sírio negou.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA prendem "Ali Químico", antes dado como morto
Próximo Texto: Iraque atrai terror, dizem analistas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.