São Paulo, terça-feira, 23 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APÓS MADRI

Cúpula discutirá medidas

UE punirá países que não combaterem terror

DA REDAÇÃO

Os chanceleres da União Européia ameaçaram ontem cortar a ajuda econômica e limitar relações, inclusive comerciais, com países que não cooperarem na luta contra o terrorismo.
Na próxima quinta-feira, governantes da UE se reunirão para aprovar medidas conjuntas de combate ao terrorismo. Ontem, os chanceleres aprovaram uma lista de 25 medidas a serem analisadas na conferência de cúpula, entre elas uma que prevê que todos os países da UE terão de ajudar, inclusive militarmente, se for necessário, algum país do bloco que sofra um atentado terrorista.
Segundo os chanceleres, a luta contra o terror "será um fator-chave no diálogo" com países de fora do bloco, em especial do Oriente Médio, da África e da Ásia. Eles também propuseram medidas mais efetivas para congelar recursos financeiros de grupos terroristas na Europa, maior cooperação entre as polícias e os serviços secretos no continente e a criação do cargo de coordenador europeu contra o terrorismo.
O Reino Unido e a França só se dispuseram a dividir informações de inteligência bilateralmente.
Ontem, a polícia espanhola prendeu mais quatro suspeitos de participação nos atentados de Madri (202 mortos). Até agora, há 14 suspeitos detidos: cinco -três marroquinos e dois indianos- já foram acusados formalmente. Outros cinco -quatro marroquinos e um espanhol- compareceram à Justiça ontem.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Taiwan: Decisão sobre recontagem de votos pode demorar
Próximo Texto: América Central: Salvadorenhos elegem presidente de direita
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.