São Paulo, terça-feira, 23 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA CENTRAL

Saca obtém 57,7%

Salvadorenhos elegem presidente de direita

DA REDAÇÃO

A Arena (Aliança Republicana Nacionalista), de direita, conseguiu nas eleições de domingo o quarto mandato consecutivo na Presidência de El Salvador. O candidato Elías Antonio Saca derrotou o esquerdista Schafik Handal, da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN).
Com 96,6% da apuração concluída, Saca tinha 57,7% contra 35,6% de Handal. Mesmo com a derrota, a FMLN conseguiu seu melhor resultado em eleições presidenciais e tem a maioria no Congresso, com 31 deputados. A Arena tem 28 assentos.
Após a confirmação da vitória, o ex-locutor esportivo Saca prometeu trabalhar com os ex-guerrilheiros da FMLN, num esforço para eliminar as feridas do passado violento do país. "Eu tenho toda a paciência, tempo, desejo e vontade de abrir um diálogo com a oposição." A campanha eleitoral foi bastante tensa e reviveu a divisão provocada pela guerra civil (1980-92) que causou 75 mil mortes no país.
Handal admitiu a derrota, mas se recusou a cumprimentar Saca, afirmando que a Arena conseguiu sua vitória por explorar na campanha o medo que a população teria de um governo de esquerda.
O presidente eleito disse que não decidiu se irá retirar os 360 soldados salvadorenhos que estão servindo no Iraque: "Temos soldados em uma missão humanitária até junho e precisaremos reexaminar a situação. Ninguém pediu que continuássemos lá".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Após Madri: UE punirá países que não combaterem terror
Próximo Texto: Saúde: Remédio pode levar a suicídio, dizem EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.