São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berlusconi bate boca com aliado crítico do governo

Premiê italiano e presidente da Câmara têm altercação

DA REUTERS

Uma reunião do partido governista Povo da Liberdade (PDL) foi palco de um virulento bate-boca entre o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e o seu aliado e presidente da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, que tentava criar sua própria corrente dentro da sigla para se contrapor a políticas linha-dura do premiê.
A discussão acirrou tensões que ameaçam minar a coesão do governo direitista da Itália, um país que tenta se reerguer após sofrer a pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.
Furioso com as manobras de Fini para angariar apoio destinado a fundar sua própria ala, Berlusconi lançou um ultimato ao aliado que chegou a ser cotado para sucedê-lo à frente da coalizão de governo.
"Você disse que quer compor um grupo parlamentar independente. Um presidente da Câmara não deve fazer declarações políticas. Se você insiste em fazer política, então deve deixar o cargo", disse o premiê.
Fini se levantou diante dos delegados do partido e respondeu, aos gritos: "E se eu não quiser, você vai me caçar?". Ao final da assembleia, o presidente da Câmara disse a jornalistas que não pretende sair do cargo.
Fini rejeita a crescente sintonia entre Berlusconi e a Liga Norte, um partido populista que defende leis severas contra a imigração e busca maior autonomia para o norte, mais desenvolvido. Apesar de já ter liderado uma sigla neofascista, Fini diz querer uma política migratória mais tolerante.
A disputa dentro do governo se agravou após a Liga Norte ter obtido bons resultados nas eleições regionais do mês passado, permitindo aos governistas ganharem em regiões cruciais.
A assembleia do PDL acabou adotando ontem por 160 votos contra 11 a possibilidade de que novas correntes sejam criadas dentro do partido.


Texto Anterior: Petrobras está em lista dos EUA sobre Irã
Próximo Texto: Brasil tenta desbravar a fronteira comercial mais fechada do globo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.