São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEÓRGIA

Oposição contesta vitória de partido governista em eleição

DA ASSOCIATED PRESS

O partido do presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, emergiu da eleição parlamentar de quarta com a maioria das cadeiras. Mas observadores fizeram críticas, e a oposição se recusou a reconhecer sua derrota.
O resultado final vai determinar quanta autoridade Saakashvili, eleito em 2004, terá para governar o país, cada vez mais envolvido num cabo-de-guerra entre o Ocidente e a Rússia, que busca evitar a entrada da antiga república soviética na Otan (aliança militar ocidental).
Os resultados preliminares da eleição de anteontem indicam que o Movimento Nacional Unido, de Saakashvili, obteve 61% dos votos. O bloco Oposição Unida conseguiu apenas 15%, segundo as autoridades eleitorais.
Mas a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa descreveu a eleição como "irregular e incompleta". A oposição alegou que ocorreram fraudes em vários locais e que as autoridades exerceram pressão sobre opositores em áreas fora da capital, Tbilisi. "Nossos dados revelam resultados totalmente diferentes."


Texto Anterior: Diplomacia: Israel repreende França por contatos com Hamas
Próximo Texto: Mianmar: Ban Ki-moon visita o país, e junta planeja tour da Asean
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.