São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIANMAR

Ban Ki-moon visita o país, e junta planeja tour da Asean

DA REDAÇÃO

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, visitou ontem o delta do Irrawaddy, região devastada pelo ciclone que varreu Mianmar (antiga Birmânia) entre os dias 2 e 3 de maio. Foi a primeira visita autorizada de um líder estrangeiro à área. Hoje ele deve encontrar-se com o chefe da junta militar que governa o país, Than Shwe.
A junta é criticada por confiscar doações e proibir que estrangeiros distribuam ajuda aos flagelados. Ontem, pela primeira vez, o país permitiu o uso de helicópteros da ONU para distribuir comida em áreas isoladas.
A junta militar planeja a visita de representantes de 29 países convidados, incluindo o Japão e a Tailândia, como parte dos esforços para convencer a Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), a doar os US$ 11 bilhões pedidos pelo regime.
O ciclone devastou o delta do Irrawaddy, matando mais de 77 mil pessoas -56 mil estão desaparecidas. Segundo a ONU, 2,5 milhões perderam suas casas e estão sob risco de fome e epidemias.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Geórgia: Oposição contesta vitória de partido governista em eleição
Próximo Texto: Seita polígama: Mães devem reaver crianças, decide tribunal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.