São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Editora americana transforma a biografia de Bento 16 em mangá

Versões em inglês e espanhol terão distribuição grátis na Jornada da Juventude, em agosto

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

Os olhos do papa Bento 16 vão se estreitar em agosto, quando 300 mil cópias do mangá "Habemus Papam!" serão distribuídas gratuitamente na Jornada Mundial da Juventude, em Madri.
O gibi em estilo japonês, caracterizado pelos olhos puxados, contará a história do pontífice. Metade da tiragem será impressa em espanhol, e a outra parte, em inglês.
A iniciativa partiu da organização da Jornada, em parceria com a editora norte-americana Manga Hero, especializada em narrativas bíblicas e cuja série de maior repercussão traz a história do apóstolo Paulo de Tarso.
"Decidimos contar as vidas desses heróis cristãos porque poucos as narraram nesse meio moderno e popular", diz o editor Jonathan Lin, 36.
Ele afirma que não terá lucro com a publicação, porque acredita que a "verdadeira felicidade não está no acúmulo de riqueza ou de fama".
O roteiro de "Habemus Papam!" é assinado por Gabrielle Gniewek, 21, que entrou para o mercado ao responder a um anúncio de classificados com os dizeres "Procura-se: autor de mangá católico".
Gniewek diz que questões polêmicas sobre a biografia do papa, como a Juventude Hitlerista, ficarão de fora "devido à falta de espaço".
Deve haver uma versão ampliada da HQ, após a Jornada Internacional da Juventude. Segundo a roteirista, aí sim as controvérsias sobre o papa constaram da história. Mas "quando necessárias".
O traço do gibi, desenhado por Sean Lam, 32, lembra estilos clássicos do gênero, como o de Osamu Tezuka (conhecido como o pai do mangá moderno).
Lam buscou referências visuais em livros e na internet. "Isso me ajudou a ilustrar Bento 16 como um personagem confiável e bondoso."
A Jornada Mundial da Juventude -neste ano de 16 a 21 de agosto- é uma convocação do papa a jovens de todo o mundo. O projeto foi criado por João Paulo 2º em 1985. A edição de 2008, em Sydney, teve 400 mil participantes.


Texto Anterior: 60 militantes da Al Qaeda fogem de prisão no Iêmen
Próximo Texto: Europa em crise: ONU critica planos de austeridade na Grécia e na Espanha
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.