São Paulo, quarta, 23 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RESISTÊNCIA
Indonésia mantém Xanana detido
Mandela encontra líder preso de Timor

das agências internacionais

O presidente sul-africano, Nelson Mandela, se encontrou com Xanana Gusmão, líder da resistência timorense à ocupação indonésia. O encontro aconteceu no dia 15 de julho, em Jacarta, capital da Indonésia, mas só foi revelado ontem pelo Ministério das Relações Exteriores do país.
Xanana está preso na capital. Mandela, em visita à Indonésia, pediu e obteve do governo indonésio permissão para visitá-lo. Xanana foi então levado da prisão para um anexo da residência oficial do presidente Suharto.
Esteve presente também o embaixador itinerante da Indonésia em Timor, Lopez da Cruz. Os três rezaram e jantaram sozinhos durante duas horas. Segundo Cruz, o clima do encontro foi "amistoso e informal".
Xanana, 50, está preso desde 1991 e cumpre pena de 20 anos de prisão. Mandela, 79, passou 27 anos preso por ter comandado a resistência negra ao regime de segregação racial do seu país, o apartheid.
Mandela já venceu o Prêmio Nobel da Paz; no ano passado, dois companheiros de Xanana, o advogado José Ramos-Horta e o bispo de Dili (capital de Timor), Carlos Ximenes Belo, também receberam o prêmio e o dedicaram ao ativista preso.
Durante o encontro, Cruz representou a posição do governo indonésio, e Xanana, a dos independentistas. Mandela pediu calma na solução do conflito.
Cruz relatou que não via Xanana havia 25 anos. Eles foram colegas de seminário e serviram juntos ao Exército colonial de Portugal, que então dominava a região.
Em 1975 Portugal concedeu a independência a Timor. Antes que ela se efetivasse, a Indonésia anexou a região, em um gesto que a ONU considera ilegal.
Xanana, segundo Cruz, não fez pedidos. Mandela teria falado mais e relatado sua experiência contra o apartheid. Mandela preferiu não relatar o conteúdo da entrevista para não prejudicar as negociações entre a ONU, Indonésia e Portugal sobre a condição de Timor.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.