UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

ITÁLIA

Parlamento vota projetos que servem a premiê

DA REDAÇÃO

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, usou a maioria que detém no Parlamento para aprovar dois polêmicos projetos de lei que mudam a regulamentação da mídia. As novas medidas são vistas como uma oportunidade para que o premiê, dono da maior rede de emissoras de TV do país, aumente sua dominação no mercado midiático.
O projeto de lei mais polêmico, aprovado no Senado, permite que Berlusconi mantenha seus três canais de TV, que, juntos, atraem cerca de 46% da audiência diária italiana. A lei em vigor obriga Berlusconi a vender um canal.
A diretora da rede de TV estatal RAI, Lucia Annunziata, disse ontem que renunciará ao cargo caso o projeto de lei seja aprovado -ainda falta ser votado na Câmara dos Deputados.
O segundo projeto de lei, aprovado pela Câmara, permite que políticos sejam donos de empresas de comunicação desde que não as administrem quando ocuparem cargos no governo.
Em outra polêmica envolvendo Berlusconi, dois promotores de Justiça que atuam em um processo em que o premiê é acusado de subornar juízes estão sendo investigados por abuso de poder por supostamente persegui-lo. Esse processo, aliás, foi paralisado após o Parlamento aprovar uma lei que garante imunidade a Berlusconi durante seu mandato.


Com agências internacionais


Texto Anterior: África: Combates seguem na Libéria, apesar de trégua
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.