São Paulo, sábado, 23 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

País nórdico é grande doador e mediador de paz

DE SÃO PAULO

Rica em petróleo e tida como um dos países com mais alta qualidade de vida no mundo, a Noruega inseriu-se no plano diplomático como um ator generoso em ajuda internacional e um importante mediador de conflitos.
O governo norueguês é o maior doador individual per capita para projetos sociais e humanitários no mundo.
A capital Oslo recebe todo ano a cerimônia de entrega do Nobel da Paz, cuja concessão é decidida por políticos noruegueses.
Um dos pilares da política externa do país é a mediação de conflitos, como os de Sudão e Sri Lanka. O acordo que esteve mais perto de obter a paz entre Israel e palestinos leva o nome de Tratado de Oslo (1993).
Céticos acusam a Noruega de ser alinhada aos EUA e criticam a participação norueguesa na coalizão da Otan (aliança militar ocidental) no Afeganistão.
Os 406 soldados noruegueses formam um dos menores contingentes no Afeganistão, mas já serviram de pretexto para ameaças da Al Qaeda, que prometeu retaliar o que vê como cruzada anti-islâmica.
A Noruega também é criticada por ambientalistas por defender a caça industrial às baleias.


Texto Anterior: Ataques matam ao menos 87 na Noruega
Próximo Texto: Para brasileiro em Oslo, 'agora reina a incerteza'
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.