São Paulo, sábado, 23 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Agência chama de calote plano da União Europeia para salvar Grécia

Fitch irá rebaixar a nota de risco quando o resgate no valor de € 159 bi for colocado em prática

Rebaixamento pode durar apenas alguns dias se União Europeia agir rápido na troca de títulos velhos por novos

JULIANA ROCHA
DE SÃO PAULO

Como prometido pelas agências de risco, o plano de resgate à Grécia de € 159 bilhões com participação dos investidores foi classificado como calote, ainda que "restrito", pela Fitch Ratings.
Mas segundo o chefe de riscos soberanos da Fitch, David Riley, o rebaixamento pode durar apenas alguns dias.
A agência declarou que, no momento da troca de títulos que representará perda aos investidores, a nota de risco da Grécia será rebaixada para "moratória restrita", o que significa que o país deu calote em uma parte dos seus títulos públicos.
Quando os novos títulos forem emitidos, encerrando a troca, a agência voltará a elevar a nota de risco grega.
"[O período do calote] depende amplamente de quão rápido essa transação será processada. Nossa expectativa é que eles farão isso de uma forma a minimizar o tempo em que a nota estará em default", explicou Riley.
Ele acrescentou que a elevação da nota da Grécia deve ser para "CCC", onde está atualmente, ou para "B+".
Até o fechamento do acordo, a situação grega vinha sendo comparada com a da Argentina, que declarou moratória em 2001. Mas a resposta da Fitch mostra que a primeira reação à Grécia foi positiva, uma vez que a Argentina só saiu do "default" há um ano, depois de oito anos e meio de moratória.
A Fitch foi a primeira das três grandes agências de classificação de risco a divulgar um alerta sobre o calote grego. Moody´s e S&P (Standard & Poor´s) não se pronunciaram ontem.
O argumento da Fitch para o rebaixamento temporário para calote é que os investidores perderão 20% do valor de seus investimentos.


Texto Anterior: Paul Krugman: A Pequena Depressão
Próximo Texto: Análise: De novo, Grécia define o futuro dos europeus
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.