São Paulo, quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Peito nu de Putin inspira jornal e reacende debate sobre seu futuro político

Dmitry Astakov-13.ago.2007/Efe
Presidente russo, Vladimir Putin, mostra o corpo na Sibéria


DA REDAÇÃO

A republicação ontem de fotos divulgadas na semana passada do presidente da Rússia, Vladimir Putin, exibindo o torso nu, foi destaque na mídia local e alimentou especulações sobre o futuro político do líder.
O tablóide russo "Komsomolskaya Pravda" -o de maior circulação do país- divulgou ontem as fotos do presidente sem camisa durante uma viagem recente à Tuva, na Sibéria, ao lado de um texto intitulado "Seja como Putin".
Na reportagem, um programa de exercícios promete deixar o corpo dos leitores tão musculoso quanto o do presidente. O texto gerou sugestões de analistas políticos de que o investimento na imagem de Putin, 54, é sinal de que ele não pretende deixar o poder após o fim de seu segundo mandato -apesar de leis russas impedirem que ele dispute as eleições presidenciais de 2008.
Desde de que foi eleito, em 2000, Putin -faixa preta de judô- conserva uma imagem de força física -as fotos na Sibéria foram divulgadas pelo Kremlin. Mas a disciplina pessoal também é associada por críticos ao estilo de governo de Putin, acusado de ser centralizador e restringir os direitos humanos.
Para Yevgeny Volk, diretor da Fundação Heritage em Moscou, as fotos de Putin mostram que ele não pode ser levado a sério. Já Stanislav Belkovsky, do Instituto de Estratégia Nacional, afirmou elas demonstram que ele sabe relaxar -e já prepara a aposentadoria.


Com Associated Press e Reuters


Texto Anterior: Aviação: Avião taiwanês faz pouso de emergência
Próximo Texto: Força pode derrotar as Farc, diz ministro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.