São Paulo, domingo, 23 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO MAR
Brasileiro tira fotografia rara de golfinho em amamentação

ÁLVARO MONTENEGRO
free-lance para a Folha

Depois de 200 tentativas durante oito anos, um cientista conseguiu fotografar a amamentação do golfinho rotador (Stenella longirostris). A imagem foi registrada na baía dos Golfinhos, no arquipélago de Fernando de Noronha.
O oceanógrafo José Martins da Silva Jr., coordenador do Projeto Golfinho Rotador, que registrou a imagem, disse que o fato de o filhote ter mamado a apenas 2 m de sua câmera indica que os golfinhos já admitem sua presença como algo natural.
"Precisei esperar oito anos para ter certeza de que fui aceito pelos rotadores", disse o pesquisador.
A observação do comportamento dos golfinhos em meio selvagem, uma das principais atividades do projeto, fornece resultados de melhor qualidade quando a presença do observador não interfere na conduta dos animais.
O oceanógrafo diz que acompanha "Estrelinha" -nome que a equipe deu à fêmea que aparece amamentando sua cria na foto- desde 1991.
"É importante conhecer o comportamento dos golfinhos antes de implantar medidas de proteção eficientes", disse Silva Jr., citando como exemplo a legislação que proíbe os barcos de turismo de entrar na baía dos Golfinhos.
A baía é visitada em 85% dos dias do ano por cerca de 200 golfinhos rotadores, que usam suas águas calmas como área de descanso, de amamentação e de reprodução.
O programa, que possui cinco pesquisadores e dois estagiários, realiza também trabalhos de identificação fotográfica dos animais.
Cada golfinho é reconhecido com base em marcas e cicatrizes de seus corpos, a maioria provocadas por mordidas de tubarão.
A partir destes estudos, os cientistas notaram que os rotadores têm estrutura social complexa, com grupos familiares matriarcais. Eles constataram que os golfinhos que visitam a baía se alimentam numa área de 500 km2 ao redor do arquipélago.
O projeto, que completa oito anos de criação, é financiado pelo FNMA (Fundo Nacional do Meio Ambiente) e pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.