São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

IRAQUE SOB TUTELA


Chanceler saudita teme guerra regional e vê Iraque rumo à desintegração
O chanceler saudita, Saud al Faisal, fez um alerta sobre o Iraque em entrevista coletiva ontem: o país vizinho, acredita, caminha para a desintegração, e o medo de um conflito regional, envolvendo mais nações, cresce.
Apesar da violência sectária que acomete o Iraque, Al Faisal não vê os conflitos no país como guerra civil, mas crê ser essa a tendência. Indagado sobre seu maior temor a respeito, Al Faisal respondeu ser "o envolvimento de países da região no conflito", sobretudo do Irã e da Turquia.
"O Iraque está em uma situação muito perigosa, ameaçadora. A impressão é que ele gradualmente se aproxima da desintegração. Não há dinâmica para unir o país -as dinâmicas estão afastando os iraquianos uns dos outros", declarou.
Foi a segunda vez em dois dias que o chanceler manifesta receio em relação ao Iraque, no que parece ser um crescente desalinhamento de Riad com a política de Washington.


Texto Anterior: Paz e amor: Droga tornou Lennon "inofensivo", diz FBI
Próximo Texto: América do Sul: Ex-presidente do Equador pede asilo na Colômbia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.