São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ALEMANHA

Parlamento reelege Schröder chanceler por margem de apenas 3 votos
Gerhard Schröder foi reeleito chanceler (premiê) da Alemanha pelo Parlamento com 305 votos -três além do necessário e um a menos do que dispunha a bancada da coalizão de centro-esquerda entre o SPD (Partido Social-Democrata), de Schröder, e do Partido Verde. O Parlamento tem 603 cadeiras.
Schröder terá mais quatro anos de mandato. A coalizão rubro-verde ganhou a eleição de 22 de setembro por uma pequena margem sobre a aliança conservadora formada pela União Democrata Cristã e pela União Social Cristã com o Partido Democrata Liberal. Por causa disso, o governo reeleito tem uma maioria de apenas quatro votos.
O SPD disse que está investigando qual foi o deputado que não votou em Schröder, já que, numa votação simulada antes da eleição no plenário, todos os governistas estavam presentes votaram pela reeleição.
A pequena maioria conseguida na votação de setembro deve ser testada logo em dezembro, quando os parlamentares discutirão o prolongamento da missão dos 4.000 soldados alemães na guerra contra o terrorismo. Vários dos parlamentares verdes já indicaram são contra.
Outro tema complicado é a participação num eventual ataque ao Iraque. Uma das principais discussões pré-eleitorais foi o papel da Alemanha nessa crise. Schröder se disse contra a entrada do país na guerra.



Texto Anterior: Oriente Médio: Israel evita retaliação militar por atentado suicida contra ônibus
Próximo Texto: Ásia: Coréia do Norte faz ameaças aos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.