UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Acabar mandato será difícil

DO ENVIADO ESPECIAL A LA PAZ

Com experiência política próxima do zero, o recém-empossado presidente Carlos Mesa terá duros obstáculos à frente caso queira continuar no poder.
Mais conhecido como comentarista de TV (na rede PAT, de sua propriedade) e sem filiação partidária, Mesa se candidatou pela primeira vez em 2002, na chapa do ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, que renunciou ao cargo na semana passada -ele rompeu com o então governante antes da renúncia.
Na Presidência, sua imagem independente -reforçada pela escolha de ministros sem partido- deverá ser seu maior trunfo ou sua grande fraqueza no difícil caminho até 2007.
Analistas acreditam que o principal líder da oposição, o cocaleiro Evo Morales, do MAS (Movimento ao Socialismo), tenha pressa de chegar ao poder.
Segundo colocado nas eleições para a Presidência da Bolívia em 2002, o líder cocaleiro teve participação ativa nas manifestações que derrubaram Sánchez de Lozada da Presidência.
Seu partido, que tem a segunda maior bancada no Congresso, tem dado sinais de apoio a Mesa, mas não é nem de longe uma aliança incondicional.
Outro importante foco de oposição é o líder indígena Felipe Quispe, que demonstrou um forte poder de mobilização entre os camponeses aimarás. Nesta semana, ele prometeu uma trégua de 90 dias em troca da implantação de medidas radicais, como o rechaço à Alca.

Prova de fogo
A primeira prova de fogo do presidente será a política de gás natural, catalisador dos protestos que culminaram na deposição de Sánchez de Lozada. O referendo que decidirá se a Bolívia venderá ou não gás ao exterior pode radicalizar ainda mais as posições sobre o tema.
Se sobreviver a isso, Mesa ainda deverá passar por uma Assembléia Constituinte e administrar o eterno embate entre os cocaleiros e a pressão norte-americana de combate à droga. (FM)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Ásia: Índia divulga oferta de diálogo com Paquistão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.