São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Furacão vai a categoria 2, deixa três mortos e segue para a Flórida

Wilma alaga Cancún e provoca fuga de 70 mil

Jorge Nuñez/Efe
O furacão Wilma provoca alagamento em Cancún, no México


DA REDAÇÃO

A zona de hotéis e resorts do balneário mexicano de Cancún ficou submersa ontem devido à passagem do furacão Wilma, que pôs em estado de emergência 55 municípios e provocou a retirada de 71 mil pessoas na península do Yucatán. O nível das águas na região subiu entre cinco e oito metros, e os serviços de telefonia e eletricidade foram cortados.
O furacão, que ontem foi rebaixado para a categoria dois (a máxima é cinco), deixou ao menos três mortos dos sete feridos que haviam sofrido queimaduras de diversos graus após um incêndio em um depósito de gás em um resort na Playa del Carmen, ao sul de Cancún.
Com ventos de 154 km/h a 177 km/h e rajadas fortes, o Wilma se movia ontem em direção a Key West, na Flórida, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, que indicou porém que o furacão perderia força na terra.
"A água chega até o terceiro andar dos hotéis [de Cancún]", disse o meteorologista mexicano Humberto Hernández Uzon.
Segundo Félix González Cantó, governador do Estado de Quintana Roo, onde está Cancún, houve "um nível de destruição impressionante". "Todas as infra-estruturas foram afetadas."
Nota do governo afirmou que foram deslocados para a região atingida seis helicópteros, quatro veículos anfíbios, dois navios de carga e três patrulhas costeiras.
"Há telhados voando por todas as partes", disse Julio Torres, do escritório da Cruz Vermelha em Cozumel. "Nem veículos de emergência conseguiram sair às ruas devido à força dos ventos."
Segundo a Embaixada do Brasil na Cidade do México, 116 turistas brasileiros haviam entrado no México via Cancún nos seis dias anteriores ao dia 20 e ontem houve apenas um pedido de localização de brasileiro, já resolvido.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Reforma foi ampla, diz assessor de Annan
Próximo Texto: Panorâmica - Reino Unido: Polícia britânica detém 3 suspeitos de terrorismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.