São Paulo, sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zelaya rejeita mais uma proposta

FABIANO MAISONNAVE
ENVIADO ESPECIAL A TEGUCIGALPA

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, rejeitou ontem mais uma proposta feita pelo governo interino de Roberto Micheletti em torno de sua restituição ao cargo.
O novo plano, classificado de "indecoroso" por Zelaya, prevê que cada um dos lados consulte o Poder que deseje para avaliar um eventual acordo.
Desde a sexta-feira, o impasse nas mesas de negociação está em torno de que Poder seria o responsável por ratificar ou rechaçar a volta de Zelaya. O presidente deposto quer que seja o Legislativo, enquanto Micheletti prefere o Judiciário.
A proposta de ontem não estabelece o que aconteceria se Judiciário e Legislativo tivessem respostas distintas à restituição.
Hoje, Zelaya completa 33 dias abrigado na embaixada brasileira. Já a mesa de negociações foi instalada há 15 dias.
Ontem, após a Organização dos Estados Americanos condenar o assédio à embaixada, a representação diplomática teve uma madrugada tranquila, depois de cinco noites seguidas de barulho feito pelo cerco policial-militar que mantém o prédio isolado do resto da cidade.


Texto Anterior: Hillary tenta reverter bloqueio a diplomatas
Próximo Texto: Trato EUA-Colômbia seguirá normas da ONU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.