São Paulo, sexta, 23 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANÇA
Allègre cede a protestos estudantis
Governo aumenta verba para o 2º grau

das agências internacionais

O governo francês cedeu às pressões dos estudantes secundaristas e concordou em aumentar a verba destinada ao ensino de segundo grau, anunciou acréscimo de US$ 730 milhões em quatro anos e prometeu contratar mais pessoal.
O anúncio foi feito anteontem por Claude Allègre, ministro da Educação, ante a Assembléia Nacional, três semanas após protestos terem chegado a reunir 500 mil estudantes nas ruas de todo o país.
Na última manifestação, na terça-feira, 300 mil saíram às ruas. Os secundaristas protestavam contra a superlotação das salas de aula, a falta de professores e por mais segurança nas escolas.
Os atos foram marcados, em Paris, por confrontos com a polícia. Na última terça-feira, o saldo foi de 85 feridos leves e cerca de 150 estudantes detidos. Na capital francesa, cerca de 25 mil secundaristas participaram dos protestos.
Allègre prometeu que o número de estudantes por sala de aula não será superior a 35. Dois dos principais sindicatos de professores da França disseram que as medidas anunciadas são insuficientes.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.