São Paulo, sábado, 23 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE

Dezenas de reformistas são detidos

Protesto no Irã acaba em violência e prisões

DA REDAÇÃO

Dezenas de pessoas foram presas ontem no Irã após choques entre manifestantes reformistas e forças de segurança em três cidades da República islâmica.
A violência marcou a data do aniversário da morte de um casal de dissidentes, Dariush e Parvaneh Foruhar, assassinados a facadas em 1998 por agentes dos serviços de inteligência.
Em Teerã, cerca de 5.000 pessoas saíram às ruas gritando slogans como: "Soltem os presos políticos". Ao menos dez pessoas, incluindo jornalistas, foram agredidos e detidos por integrantes de uma milícia islâmica radical.
Em Mashhad (nordeste), 60 militantes pró-reformas foram presos durante uma passeata. Em Shiraz (sul), o número de detidos em manifestação na cidade chegou a 25.
Os choques de ontem aconteceram após duas semanas de manifestações estudantis por liberdade de expressão e reformas políticas no Irã, inflamadas pela condenação à morte de um importante acadêmico, aliado do presidente reformista Mohammad Khatami.
Khatami lidera o movimento reformista iraniano, que trava disputa política com os representantes do clero conservador -encabeçado pelo líder supremo, aiatolá Ali Khamenei-, que controla o Judiciário e as Forças Armadas.
A marcha em homenagem ao casal Forouhar na capital foi a primeira do gênero neste mês a não ser organizada por estudantes. Também foi a primeira a ser dispersada de forma violenta pelo aparato de segurança estatal.
Khatami, que já ameaçou renunciar se os conservadores continuarem a bloquear a sua agenda de reformas, vem tentando aprovar dois projetos de lei no Parlamento que ampliariam os seus poderes e diminuiriam a interferência do Conselho dos Guardiães (órgão dominado pelo clero linha-dura) sobre os assuntos legislativos do país.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Oriente Médio: Israel reocupa Belém em resposta a ataque
Próximo Texto: Terror: Suspeito confessa atentado em Bali
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.