São Paulo, terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OSCE anuncia fim de missão de monitores na Geórgia em 2009

DA REDAÇÃO

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) anunciou ontem que retirará sua missão de monitores da Geórgia a partir de 1º de janeiro. A decisão foi tomada devido à exigência da Rússia de que, para a sua extensão por três meses, os territórios separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia tivessem suas independências reconhecidas.
Os monitores da OSCE, hoje em torno de 200, estão na região desde 1992, quando os territórios obtiveram autonomia da Geórgia sob tutela de forças de paz russas. Em agosto, Tbilisi tentou retomar o controle da Ossétia do Sul, gerando a reação da Rússia que precipitou o conflito bilateral de seis dias.
O episódio foi contornado com mediação da UE (União Européia) e terminou com tropas russas ocupando não apenas os territórios separatistas, mas também parte da Geórgia. Nos meses seguintes, a Rússia recuou aos territórios, de que reconhece a independência.
O cessar-fogo acordado pelas partes, porém, seguirá sendo monitorado pela missão da UE.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Rússia estende mandato presidencial
Próximo Texto: Artigo: O ano em que Putin viveu perigosamente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.