São Paulo, Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTRA

'Os militares nos traíram'

do enviado especial

Maria Gundia veio de sua comunidade no norte do país, Copatxi, para ajudar a fazer a "revolução das nações" e dar um fim à exploração de seu povo.
Descendente dos incas, população hegemônica na América Andina antes da chegada dos espanhóis, ela diz que o movimento foi traído pelos militares e que a situação do país não vai mudar.

Folha - Por que desistiram da ocupação do Congresso?
Maria Gundia -
Fomos traídos pelos militares. Eles deveriam ter ficado do lado do movimento, mas se entregaram aos políticos. Sem eles não se pode enfrentar os corruptos que governam o país.

Folha - Então vocês desistiram das exigências?
Gundia -
Não. Ainda temos os companheiros dos sindicatos. Continuaremos lutando por salários decentes e contra a dolarização. Ainda tomaremos o poder.

Folha - Qual a base da economia da sua comunidade?
Gundia -
Vivemos da agricultura, plantando banana e cacau. Mas a "La Niña" (fenômeno atmosférico que traz chuvas torrenciais por causa do aquecimento das águas do Pacífico) destruiu o trabalho comunitário de anos. O governo nos abandonou.


Texto Anterior: Novo governo: Índios deixam Quito acusando traição
Próximo Texto: 'A dolarização é uma solução'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.