São Paulo, Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

TCHETCHÊNIA
Rebeldes afirmavam que haviam capturado militar
Russos dizem ter encontrado corpo de general em Grozni

das agências internacionais

O comando das forças russas na Tchetchênia informou ontem que grupos de resgate encontraram o corpo do general Mikhail Malofeiev, comandante do 58º corpo do Exército russo, que estava desaparecido desde o dia 19.
Segundo os russos, o corpo do general foi achado no bairro de Zavodskoi, parte oeste da capital, Grozni, mesma área onde ele teria liderado um ataque contra rebeldes tchetchenos. Ele foi baleado durante a ação.
A recuperação do corpo do general é um alívio para os russos, apesar da morte do militar. Desde seu desaparecimento, o comando rebelde afirmava que tinha o general como prisioneiro e que ele estava sendo interrogado nos arredores de Grozni.
O caixão com o militar teria sido transportado ontem para Vladikavkaz, capital da Província russa da Ossétia do Norte, vizinha à Tchetchênia.
Moscou informou ontem que o presidente do governo autônomo tchetcheno, Aslan Maskhadov, teria ficado ferido quando a casa em que estava, em uma área montanhosa no sul da Tchetchênia, foi atingida por um bombardeio.
A mulher de Maskhadov, Kusama, que está no território russo da Inguchétia ajudando refugiados tchetchenos, disse que havia falado com o marido por telefone e negou que ele tivesse sido atingido em ataques russos.
Depois de alguns avanços na semana passada, quando uma ponte estratégica sobre o rio Sunja foi tomada, Moscou não tem conseguido conquistar novas posições em Grozni. Rebeldes continuam dominando a maior parte da cidade.


Texto Anterior: Ano de eleição: Começam as primárias nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.