São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Comandante americano vê quadro "medonho"

DA REDAÇÃO

Diagnósticos alarmistas sobre a situação no Iraque foram feitos ontem pelo novo comandante das forças de ocupação americana, general David Petraeus, e pelo enviado especial da ONU àquele país, Ashraf Qazi.
Petraeus disse que a situação "está medonha" e limita a capacidade americana de combater em outras partes do mundo. Qazi afirmou que o Iraque "está mergulhando no precipício do sectarismo".
Eles fizeram, no entanto, algumas ressalvas. Para Qazi, que comentava a explosão anteontem de dois carros-bomba num mercado de Bagdá, que matou 88, é preciso que líderes políticos e religiosos fechem um acordo para pôr fim à violência.
Quanto ao general Petraeus, em depoimento na Comissão das Forças Armadas do Senado americano, ele disse que a pacificação ainda exigirá algum tempo, apesar do envio de mais 21 mil militares por Bush.
Um helicóptero civil que pertencia a uma empresa de segurança dos EUA foi abatido ontem no centro de Bagdá. As cinco pessoas a bordo morreram. A aeronave foi derrubada com rajadas de metralhadora PKC sobre uma região sunita densamente habitada.
Ainda na capital, um carro-bomba explodiu no bairro de Sadriya, matando duas pessoas e ferindo dez. Os EUA disseram que suas forças mataram 16 insurgentes em Bagdá, enquanto forças iraquianas afirmaram ter matado oito, em operações em bairros xiitas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Acusação de estupro contra o presidente de Israel é formalizada
Próximo Texto: Catolicismo britânico: Cardeal se opõe à adoção por gays
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.