UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curdos iraquianos advertem a Turquia

DA REDAÇÃO

Líderes curdos no norte do Iraque disseram ontem que uma possível entrada de tropas turcas na região autônoma numa guerra liderada pelos EUA pode causar choques. "Nós nos oporemos a toda intervenção militar turca", disse Hoshyar Zebari, do Partido Democrático do Curdistão.
"Ninguém deve achar que estamos blefando nesse assunto. Toda intervenção sob qualquer pretexto levará a combates."
Em troca de ceder seu território como base para os americanos atacarem o Iraque pelo norte, a Turquia quer, além de bilhões de dólares em ajuda econômica contra seus prejuízos com a guerra, permissão para entrar no Curdistão iraquiano para impedir a criação de um Estado curdo independente e que os curdos iraquianos controlem as vastas reservas de petróleo da região.
Ancara teme que um Estado curdo independente estimule os anseios separatistas da minoria curda na Turquia. Os curdos são minorias importantes no Iraque, na Turquia, na Síria e no Irã.
O Parlamento turco deve votar nesta semana a permissão para a entrada das tropas dos EUA.


com agências internacionais

Texto Anterior: Papa conclama fiéis para jejum em favor da paz
Próximo Texto: Venezuela: Chávez ataca OEA, EUA, Espanha e Portugal
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.