São Paulo, sábado, 24 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aliado diz que governo de Berlusconi irá cair

Comentário do líder da Liga Norte ocorre após bate-boca entre premiê e presidente da Câmara dos Deputados

DA REDAÇÃO

O líder da Liga Norte, Umberto Bossi, afirmou ontem que o governo do premiê italiano, Silvio Berlusconi -de quem é importante aliado-, está condenado e irá cair.
O comentário é parte de uma entrevista divulgada um dia após um bate-boca entre o premiê e Gianfranco Fini, presidente da Câmara dos Deputados e membro de seu partido, o Povo da Liberdade (PDL).
Anteontem, num congresso da legenda, Berlusconi -furioso com as manobras de Fini para criar uma nova ala dentro do PDL- pediu que ele deixasse o cargo. Em resposta, Fini perguntou se, caso não renunciasse, seria cassado pelo premiê.
Fini alega que Berlusconi sufoca debates no partido e diz que o premiê dá muito poder à Liga Norte. Já Berlusconi acusa o presidente da Câmara de tentar enfraquecer o governo por ter pretensões de ser premiê.
No episódio, o líder da Liga Norte -que teve bons resultados nas eleições de março e tornou-se força política importante no país- apoiou Berlusconi.
Mas, na entrevista ao jornal da Liga, Bossi previu "um colapso vertical do governo e provavelmente o fim da aliança entre o PDL e a Liga Norte", sem dar prazo para que isso aconteça. "Uma nova estrada espera por nós, e estaremos sozinhos, sem Berlusconi", afirmou.
Segundo ele, Fini, que ajudou Berlusconi a fundar o PDL, tem "inveja e rancor dos repetidos sucessos [da Liga Norte]", e "não está fazendo nada além de erodir o que criamos".
O embate sem precedentes entre Fini e Berlusconi trouxe complicações ao governo mesmo antes dos comentários de Bossi, já que a saída de Fini da coalizão pode paralisar o Executivo e até mesmo tirar do premiê sua confortável maioria nas duas Casas do Parlamento -o que aumentaria as chances de eleições antecipadas.
A maioria dos analistas de jornais italianos disse que a virulência do embate pode significar que eles dificilmente irão se reconciliar.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Saiba mais: Para governo, grupo recebeu ajuda das Farc
Próximo Texto: Eleições no Reino Unido: Pesquisa sobre debate mostra uma vitória apertada de Clegg
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.