São Paulo, sexta-feira, 24 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quarto avião sequestrado ia para Casa Branca

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

O quarto avião sequestrado no dia 11 de setembro, que acabou no solo de um campo na Pensilvânia com todos os seus 44 ocupantes mortos, tinha mesmo como destino a Casa Branca. A informação teria sido confirmada pelo mais graduado integrante da Al Qaeda em poder dos Estados Unidos.
Segundo depoimento de Abu Zubaydah ao FBI (polícia federal dos EUA), que não comentou a notícia, o vôo 93 da United Airlines que deixou Newark (Nova Jersey) na manhã de 11 de setembro e caiu num terreno de Somerset (Pensilvânia) deveria atingir a sede do governo americano.
Segundo a versão do governo, os passageiros e parte da tripulação da aeronave se rebelaram e tentaram tomar o controle das mãos dos sequestradores, o que teria causado a queda. Analistas defendem a tese, porém, de que, descoberto seu destino, o avião foi abatido por caças da Força Aérea.
Até hoje, a Casa Branca era um dos alvos aventados pelo FBI, mas também o Capitólio (sede do Legislativo), em Washington, e o quartel-general da CIA (agência de inteligência), na Virgínia.
Zubaydah teve um papel importante no ataque de setembro, segundo as autoridades. Ele comandava o campo de treinamento de Khalden, no Afeganistão, e pode ter tido contato direto com os sequestradores.
Zubaydah foi preso em março no Paquistão. Funcionários do FBI que pediram anonimato creditam ao ele também as informações que levaram ao alerta segundo o qual monumentos da cidade de Nova York poderiam ser alvos de ataques nesta semana.

"Muito perturbador"
Kenneth Williams, o agente do FBI que escreveu o relatório que recomendava a seus superiores investigação nas escolas de aviação antes de 11 de setembro, depôs na comissão do Congresso que verifica a resposta do governo em relação às informações.
Segundo senadores que foram à sessão confidencial, em nenhum momento o agente do Arizona concluiu que aviões poderiam ser usados como armas contra prédios, mas classificaram o depoimento de "muito perturbador".



Texto Anterior: Exército dos EUA cria jogo militar
Próximo Texto: Panorâmica - México: Roubo de 7 t de cianureto gera alerta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.