São Paulo, segunda-feira, 24 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLÍVIA

Congresso passa lei de "ficha limpa" que ameaça opositores

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - A Câmara dos Deputados da Bolívia aprovou ontem a polêmica lei patrocinada por La Paz que ameaça os cargos de três governadores de oposição. O presidente Evo Morales deve sancionar hoje o texto, que já passara no Senado na sexta.
O projeto de "ficha limpa" boliviano abre portas para a suspensão dos mandatos de políticos alvos de acusação penal, mesmo que ainda não tenham tido quaisquer condenações.
Os governadores oposicionistas dos departamentos de Tarija, Santa Cruz e Beni respondem a processos abertos após acusações do próprio governo.
Em declarações a rádios locais, Morales disse que a lei serve para que "não haja novos corruptos". Para o mandatário boliviano, se os governadores de oposição contestam o texto, é porque são "corruptos confessos antecipadamente".
A oposição acusa o governo de tentar cassar seus mandatos, obtidos nas eleições do dia 4 de abril. Os novos governadores dos departamentos bolivianos assumem no domingo. O projeto de lei motivou protestos na semana passada.


Texto Anterior: Cuba aceita transferir presos, diz igreja
Próximo Texto: Líder iraniano ameaça recuar de acordo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.