São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MÍDIA

BBC muda diretrizes de seu jornalismo por causa de escândalo envolvendo guerra
A rede britânica BBC anunciou ontem que adotará novas diretrizes de jornalismo em resposta às críticas contra seus padrões em um processo envolvendo o escândalo David Kelly, no ano passado.
O diretor da estatal britânica, Mark Thompson, afirmou que a rede adotará imediatamente as recomendações do relatório de uma comissão internacional que, entre outras coisas, sugere diretrizes rígidas para reportagens ao vivo, uso de fontes anônimas e anotações durante a apuração jornalística.
Problemas em todos esses pontos vieram à tona na reportagem de Andrew Gilligan, ex-funcionário da BBC que, usando como fonte um funcionário do governo cujo nome não era revelado, acusou o gabinete do premiê Tony Blair de ter manipulado informações e tornado "mais sexy" um dossiê sobre a ameaça representada pelo ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, em 2002.
Durante a disputa com a BBC, o governo revelou que a fonte era o conselheiro da Defesa David Kelly, que se matou após ser identificado. O caso derrubou a cúpula da BBC.


Texto Anterior: Haiti: Tropa do Brasil atua em incêndio
Próximo Texto: Oriente Médio: Egito condiciona ajuda à ANP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.