UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo de Genebra tem apoio popular

DA REDAÇÃO

Mais da metade dos israelenses e dos palestinos apóia o plano de paz alternativo, conhecido como Acordo de Genebra, segundo pesquisa divulgada ontem. Levantamento do Instituto Baker de Política Pública, do Texas, indica que 56% dos palestinos e 53% dos israelenses são a favor do plano, que não tem valor legal. Já os opositores correspondem a 44% em Israel e 39% entre os palestinos.
O acordo alternativo foi negociado durante dois anos por políticos de esquerda israelenses e figuras moderadas da política palestina.
Segundo o plano, os palestinos teriam direito a um Estado na Cisjordânia, faixa de Gaza e Jerusalém Oriental. Os israelenses teriam que desmantelar todos os assentamentos judaicos. Já os palestinos teriam de abdicar, segundo o acordo, do direito de retorno de refugiados para o que hoje é Israel.
O governo de Israel se opôs publicamente ao plano, acusando os israelenses que participaram de sua elaboração de traidores. Já a ANP (Autoridade Nacional Palestina) demonstrou interesse pelo acordo. Não descarta, inclusive, utilizá-lo como base de sua proposta de paz a Israel.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Sharon monta plano para desmantelar colônias isoladas
Próximo Texto: Guerra sem limites: Premiê da Turquia pede ajuda internacional contra o terrorismo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.