UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Erdogan vincula ataque a estrangeiros

Premiê da Turquia pede ajuda internacional contra o terrorismo

DA REDAÇÃO

O premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, exortou ontem a comunidade internacional a ajudar a Turquia a encontrar os estrangeiros que teriam coordenado o duplo atentado suicida em Istambul na última quinta-feira.
Erdogan disse que apenas um esforço internacional coordenado seria capaz de levar a julgamento os articuladores do atentado, executados por dois turcos.
Segundo o premiê, os autores do ataque integram uma rede global. "Todas as nossas forças de segurança agora buscam essa conexão internacional. O terrorismo é um fenômeno de características internacionais, e nós precisamos estabelecer uma plataforma conjunta para enfrentá-lo", declarou Erdogan à rede britânica BBC.
A autoria dos ataques contra o consulado britânico e o escritório do banco HSBC em Istambul, que mataram 28 pessoas e feriram mais de 450, foi assumida por três grupos que dizem ter conexões com a rede terrorista Al Qaeda, do saudita Osama bin Laden.
Erdogan afirmou que o governo tem indícios claros de envolvimento estrangeiro no ataque, mas nada que confirme a participação da Al Qaeda.
O governo turco estendeu sua campanha antiterror às instituições religiosas do país.
Segundo a agência de notícias turca Anatólia, o Departamento para Assuntos Religiosos, que monitora as mesquitas o país, divulgou um sermão antiterrorismo para as orações da próxima terça-feira, quando se aproxima o final do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Acordo de Genebra tem apoio popular
Próximo Texto: Panorâmica - Croácia: Projeções indicam vitória da oposição nacionalista em eleição parlamentar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.