UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE OCUPADO

UE doa US$ 9,9 mi

EUA detêm dezenas de supostos insurgentes

DA REDAÇÃO

Dezenas de supostos insurgentes foram presos ontem em uma operação americana na região do Triângulo Sunita, a noroeste de Bagdá. Entre eles estão vários membros do regime deposto.
A área, que engloba Baquba, Fallujah, Samarra e Tikrit, é um pólo de simpatizantes do regime deposto e se tornou palco de sucessivas e intensas ações dos EUA nas últimas semanas, sobretudo após a prisão do ex-ditador Saddam Hussein, no último dia 13.
Quatro homens detidos em Baquba teriam ligações com Izzat Ibrahim al Douri, ex-vice de Saddam no Conselho do Comando Revolucionário e suspeito de comandar a insurgência. Al Douri é o mais graduado dos 13 iraquianos mais procurados pelos EUA que seguem foragidos.
Em Mossul (norte), um juiz foi morto por atiradores durante a madrugada de ontem. Políticos, policiais e juízes iraquianos são alvo frequente da resistência por serem vistos como colaboradores das forças de ocupação.
Em Washington, um documento da Casa Branca obtido pela agência de notícias Associated Press aponta falhas de fornecimento de eletricidade e de telecomunicações no Iraque, além de citar "meios cada vez mais sofisticados" usados pela insurgência.
Também ontem, a União Européia anunciou a doação de US$ 9,9 milhões para um fundo para a reconstrução iraquiana.
Na madrugada de hoje (horário local), foram ouvidas explosões em Bagdá, mas ainda não havia relatos sobre mortos ou feridos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Palácio-luz
Próximo Texto: Venezuela: Fidel diz não temer referendo contra Chávez e que país deve unir região
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.