UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Ditador cubano faz 5ª visita a aliado venezuelano

Fidel diz não temer referendo contra Chávez e que país deve unir região

DA REDAÇÃO

O ditador de Cuba, Fidel Castro, disse em entrevista ao jornal venezuelano "Últimas Notícias" que não teme o referendo que a oposição pretende realizar sobre o mandato do presidente Hugo Chávez, com quem se encontrou anteontem na ilha de La Orchila.
"Por minha experiência, posso dizer que não temo um referendo, porque os programas de Chávez têm uma enorme força política."
À TV estatal venezuelana, o ditador disse que o país é o único que pode concretizar o sonho da integração latino-americana. "Se há perspectivas de que o sonho de Simón Bolívar [líder da independência sul-americana] se cristalize, depende da Venezuela, porque é a única que mantém a tradição."
Fidel fez uma visita de um dia a Chávez, a quinta desde a posse do venezuelano, em 1999, para tratar das parcerias nas áreas de saúde, educação e venda de petróleo. Detalhes do encontro só foram divulgados após sua realização.
Francisco Árias Cárdenas, um ex-aliado de Chávez na tentativa de golpe de 1992 e hoje opositor, acusou o presidente de tentar desviar as atenções do referendo.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA detêm dezenas de supostos insurgentes
Próximo Texto: Cautela: EUA exigirão fotos e digitais de estrangeiros
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.